Impacto dos Alimentos Industrializados
- Maicon Diecom
- 8 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2024

Os alimentos ultraprocessados, são alimentos com fórmulas criadas em laboratórios, feitas as vezes completamente ou a maior parte extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar), o que dá um sabor sintético parecido com o sabor original de um alimento, sendo assim, você não está sentindo o gosto do ingrediente de verdade, e sim o sabor criado através de uma essência.
Os alimentos ultraprocessados, por conter uma quantidade excessiva de sal, açúcares, gorduras e ingredientes sintéticos, contribuem para vários riscos à saúde; se o consumo for bastante frequente, poderão haver doenças graves futuramente, especialmente: Hipertensão (pressão alta), obesidade, diabetes e pode aumentar o risco de desenvolver câncer, entre outras doenças.
Assim, a composição nutricional desbalanceada dos ingredientes dos alimentos ultraprocessados favorece a contribuição para aumento do risco de deficiências nutricionais, contribuindo para uma disfunção intestinal..
DICA: OBSERVE O SEU CORPO AO CONSUMIR ESSES ALIMENTOS.
EXEMPLOS DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS:
Iogurte com sabor;
Bolos prontos;
Bebidas adoçadas com açúcar ou adoçantes artificiais; pó para refresco
Salgadinhos embalados;
Refrigerantes;
Pipoca para microondas;
Hamburguer congelado;
Empanados de frango;
Embutidos (salsichas, presunto, peito de peru, salame, entre outros);
Queijos amarelados tipo cheddar ou prato;
Lasanha ou comidas prontas de supermercados;
Sopas em saquinho;
Algumas Barrinhas de cereais;
Batata frita congelada ou de fast food;
Biscoitos, bolachas recheadas ou sem recheios;
e diversos outros.
Entenda que não é obrigatório a exclusão desses alimentos, e sim, evitar a constante ingestão e a grande quantidade. Vale lembrar que sempre pode ser encaixado em uma dieta equilibrada.
Vale lembrar que é importante ter a prática de ler os rótulos com a lista de ingredientes desses produtos antes de levar para casa, caso observe a presença de ingredientes com nomes pouco familiares e não usados em casa como (gordura vegetal hidrogenada, óleos interesterificados, xarope de frutose, isolados proteicos, agentes de massa, espessantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes (artificiais), realçadores de sabor e vários outros tipos de aditivos) indicam que o produto pertence à categoria de alimentos ultraprocessados.
Fonte: BVSMS - Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde
Comentarios